Postagens mais visitadas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Stan Getz e a beleza do "Samba de uma Nota Só"



Luís Alberto Alves/Hourpress

No início da década de 1960, a Bossa Nova começou a fazer sucesso em todo o mundo. Vários artistas passaram a se interessar pela música brasileira que misturava Samba com Jazz e uma pitada de clássico. O saxofonista norte-americano Stan Getz ao regravar "Samba de uma Nota Só" é a prova deste momento maravilhoso da nossa música. #mateasaudadeesaiadançando


https://www.youtube.com/watch?v=g__d60bBVZ4

Sergio Mendes, um dos embaixadores da MPB nos Estados Unidos



Luís Alberto Alves/Hourpress

O pianista Sergio Mendes  e o seu grupo Brasil 66 desde a década de 1960 é o embaixador da música brasileira nos Estados Unidos. Ali é tratado como rei, algo que não ocorre no Brasil. Veja uma faísca do seu talento cantando a clássica "Mais que Nada", num programa de televisão em 1969. #mateasaudadeesaiadançando


https://www.youtube.com/watch?v=3oAX1LWLoTs

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O dia que a banda Earth Wind & Fire cantou "Realce" ao lado de Gilberto Gil




Luís Alberto Alves/Hourpress

No início de 1980, a banda Earth Wind & Fire se apresentou no Brasil. No ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro, Gilberto Gil e Philip Bailey (a voz aguda desta superbanda e intérprete do megasucesso "Reasons") cantaram"Realce". Algo memorável para a história da Black Music. #mateasaudadeesaiadançando
#BlackMusic


https://www.youtube.com/watch?v=_KntU0Z0tD4

Marvin Gaye e a canção que virou hino contra a guerra nos Estados Unidos




Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 1970 Marvin Gaye gravou a célebre canção "What´s Going On", uma forte crítica à Guerra do Vietnã, onde seu irmão Frankie esteve correndo o risco de retornar morto para casa, como ocorreu com 50 soldados norte-americanos. Segundo a crítica musical dos Estados Unidos é uma das músicas mais belas de todos os tempos. Letra, melodia e arranjos perfeitos a imortalizaram. #mateasaudadeesaiadançando
#BlackMusic


https://www.youtube.com/watch?v=o5TmORitlKk

Agepê e a clássica "Deixa eu te amar", que incomodou os milicos no final da Ditadura de 1964



Luís Alberto Alves/Hourpress

Na década de 1980, já no final da Ditadura Militar de 1964, Agepê gravou o samba "Deixa eu te amar". Letra linda, mas o trecho em que dizia: "quero te pegar no colo/ te deitar no solo/ te fazer mulher.." incomodou a censura. Após muito jogo de cintura, a música acabou liberada. #mateasaudadeesaiadançando



https://www.youtube.com/watch?v=CUmiyoZrwAM

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O balanço de Djavan no hit ""Fato Consumado"



Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 1975, o rapazinho que tocava violão em vários bares de São Paulo para garantir uns trocados, tinha conseguido gravar um disco de vinil. Uma das canções que estourou e caiu na boca do povo foi "Fato Consumado". Nunca mais a vida de Djavan foi a mesma. #mateasaudadeesaiadançando


https://www.youtube.com/watch?v=PqfN8iwlEIk

"True", o hit que marcou Spandau Ballet



Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 1984, em diversos bailes não faltava a canção "True" de Spandau Ballet. Para reforçar, também tocava muito nas rádios. #mateasaudadeesaiadançando


https://www.youtube.com/watch?v=AR8D2yqgQ1U